segunda-feira, 16 de abril de 2012

Texto de Apoio ao Professor.


Texto de Apoio ao Professor - O Velho: a História de Luís Carlos Prestes.

Década de 20 – Tenentismo – República Velha.


Segundo Marieta Ferreira o movimento tenentista recebeu esse nome, pois a maioria dos seus componentes não eram figuras das forças armadas, mas oficiais de níveis intermediários do Exército – como: os tenentes e os capitães. O movimento surgiu no Brasil na década de 20, como um marco para explicar a crise da República Velha. A jovem oficialidade do Brasil estava descontente com o governo de Arthur Bernardes, que estava enfrentando várias greves operárias e a insatisfação popular. No filme temos imagens do carnaval, na década de 20 no Rio de Janeiro e dos tenentes e do presidente Arthur Bernades. O filme trata o movimento tenentista como um movimento plural, e como um campo de interesses diversos que depois se separa.



Segundo Marly Vianna o início dos anos 1920 torna-se um período de intenso debate sobre os rumos da sociedade brasileira, que de certa forma legitimavam  as ações armadas para fazer a verdadeira revolução no Brasil. “O país precisava ser colocado na caminho da democracia e do progresso, o que fez ter uma efervescência política enorme, o que ocasionou a crise da República Oligárquica.” No filme o debate sobre os projetos de revolução são expostos e as imagens das divergências entre aliancistas e Prestes são exemplos das disputas.

O movimento teve uma fase heróica, período de 1922 a 1927, surgido dos anseios da classe média combatia as oligarquias dominantes e queriam fazer mudanças por meio de armas. O movimento tenentista queria a defesa da ordem e das instituições. Propunham uma moralização política em oposição as oligarquias cafeeiras e tinham um caráter elitista sem o apoio das classes populares.

O movimento tenentista teve estréia em uma levante militar conhecido como Os dezoito do Forte de Copacabana, o movimento não obteve adesão de alguns segmentos militares e foi sufocado pelas forças federais. O filme apresenta imagens da rebelião dos tenentes, em Copacabana. O narrador do filme chama a atenção do expectador relatando que Luís Carlos Prestes não participou da revolta de Copacabana, estava com tifo.

 A posse de Artur Bernardes em Novembro de 1922, pretendendo promover a estabilidade do governo oligárquico e a repressão ao movimento militar. No entanto, em 1924 os militares se articularam novamente para um novo movimento de oposição as oligarquias. No  filme, temos imagens desse embate entre os tenentes e o governo de Arthur Bernandes.


Coluna Prestes – Washington Luís – Cavaleiro da Esperança.


      O ponto de partida seria a tomada de alguns quartéis por alguns tenentes. O governo de Artur Bernardes agiu de forma repressiva e não distinguia os rebeldes dos civis. Os revoltosos se voltam para o interior e fazem eclodir mais revolta. São Pulo é castigada por fortes bombardeios. As tropas legalistas enfrentaram os “tenentes”, tendo como figuras João Alberto e Luís Carlos Prestes. No filme as imagens do bombardeio de 1924 são fortes e permite debater em sala de aula os projetos de poder dos anos vinte. Como podemos ver na imagem.

  
     No início de 1925, tem início a Coluna Prestes, o filme mostra imagens dos componentes da coluna, o mapa do movimento pelo interior do Brasil e países vizinhos. O movimento mais importante da saga dos tenentes, com a coluna sendo bem organizada com 1.500 homens e percorrendo cerca de 25 mil quilômetros, atravessaram 13 estados brasileiros e promulgavam uma revolução e  retratava a miséria que existia no interior do Brasil, segundo o filme. Em 1927, a coluna chega ao fim com batalhas entre os mercenários e o governo. Os soldados foram dizimados pela fome e pela morte de muitos de seus combatentes. A coluna Prestes nunca foi vencida.

    “Essa realidade me impressionou  muito por que nós estávamos lutando exclusivamente e a nossa meta é contra o Bernardes substituir o Bernardes, mas diante desse quadro chegamos a conclusão de que estamos diante de um problema social muito sério e nós éramos ignorantes. Por que um país tão grande, povo vivia nesse estado de miséria? Foi isso que nos alertou para compreender que nós não estávamos errado. Além disso víamos que quem mais sofria com a guerra civil eram os moradores(depoimento de Luís Carlos Prestes, no filme).

Em março de 1926, Washington Luís que era governador de São Paulo,  chega a presidência sem maiores problemas com o apoio das velhas alianças oligárquicas.  Prestes e o resto do que sobrou da coluna se exilam na Bolívia em 1927. O cavaleiro da Esperança deixa de ser o homem bravo da coluna e se transforma em lenda. Em um mito revolucionário. Astrogildo Pereira, secretário do Partido Comunista é uma das primeiras pessoas que tem contato com Prestes no exílio boliviano. O filme mostra fotos de Preste em seu exílio na Bolívia. O jornalista trás em sua bagagem artigos de Lênin e o Manifesto do Partido Comunista, o primeiro contato do cavaleiro da Esperança com o marxismo. Prestes mora em Bueno Aires e dedica seu tempo ao estudo de textos socialistas

Crise de 1929 – O fim da República Velha – Eleições e a Revolução de 30.


         No filme, a crise de 1929 foi retratada por que atingiu a bolsa de valores de Nova York,  teve impactos negativos sob a exportação do café brasileiro. O presidente Washington Luís não adotou medidas para salvar o café. O fato mais grave para o então presidente foi à indicação do paulista Júlio Prestes como o candidato oficial das eleições presidenciais, o que gerou um descontentamento por parte de Minas Gerais. O rompimento do acordo da política do café com leite, em que a vez era de se ter uma candidatura mineira. O filme tem imagens de Washington Luis, a sua posse.

         O programa de Júlio Prestes não trazia novidades para o cenário político e social do Brasil. Em oposição a regime oligárquico a Aliança Liberal, que propunha a moralidade administrativa, o voto secreto, a moeda estável e a anistia a presos políticos lança o gaúcho Getúlio Vargas como candidato. Prestes estava exilado na Argentina, repudiou o apoio a Vargas e anunciou sua adesão de comunismo. Prestes, lança o Manifesto de Maio em 30, dizendo que:

         “A revolução brasileira não pode ser feita por Getúlio Vargas. Lutemos pela revolução das terras, aos que nela trabalham pela nacionalização das empresas estrangeiras, pela anulação das dívidas externas, a verdadeira luta pela independência nacional só poderá ser levada ao efeito pela insurreição armada de todos os brasileiros”. (Manifesto em Maio, de Luís C. Prestes).

         As eleições realizadas em março de 30, teve a vitória do candidato governista Júlio Prestes nas eleições, derrotando a candidatura de Getúlio Vargas .  Dentro do movimento aliancista houvera discordância quanto a derrota, enquanto alguns aceitavam, outros preparavam uma insurreição para chegar ao poder. Os tenentes e uma parcela de grupos civis, como Virgílio de Melo Franco, João Neves Fontoura, Osvaldo Aranha, participaram dos preparativos para o movimento revolucionário de 30. As imagens do filme nos permite identificar os vários setores que participaram da revolução de trinta e os personagens centrais do movimento, dando possibilidade para perceber os acordos e as alianças.

         Os revolucionários de 30 tinham como objetivo comum impedir a posse de Júlio Prestes e derrubar o governo de Washington Luís, mas entre eles havia posições distintas quanto ao que isso representava e quais seriam as consequências futuras. O tempo de duração do governo provisório era uma questão de embate entre os diversos grupos que participavam da Aliança Liberal. O modelo de Estado a ser implementado no país, também gerava grandes discordâncias.
Em 3 de novembro chegava ao fim a Primeira República e começava um novo período da história política brasileira, com Getúlio Vargas à frente do Governo Provisório.  Era o início da Era Vargas. O Estado que assumiu o controle do poder no país a partir do movimento de 30 imprimiu uma série de mudanças principalmente no setor do trabalho nacional. Implementando um forte processo de centralização política, o Governo Provisório buscou o controle e a disciplinarização sobre a chamada “questão social”.

O PCB - ANL – Olga – Novembro de 35.


No filme temos imagens dos membros que participaram da fundação do Partido Comunista do Brasil em março de 1922, oriundos do movimento operário e do anarcossindicalismo, um grupo de militantes estavam entusiasmados pela Revolução Russa de 1917. A Internacional Comunista que fora realizado no mesmo ano de fundação propagava os ecos da revolução socialista para o mundo.
Os comunistas brasileiros não conseguiram filiar-se neste ano, somente no V Congresso da IC. Um conjunto de comunistas, trabalhistas, e tendências de partidos de esquerda que aceitavam as 21 condições estabelecidas pela internacional, tinha o prestígio de ser um comunista.

Participando das duas revoltas tenentistas, em 1922 e 1924, os comunistas queriam ter a direção do movimento, sendo os tenentes apenas como um braço armado, no entanto diante do perigo de ameaça comunista os militares, que dialogavam com Preste não aceitam a proposta dos comunistas e vários deles aderem á Vargas.

Por conta desta ação, quando ocorre a Revolução de 30, os comunistas não se sentiam representados na figura de Vargas. Segundo a historiadora Marly Vianna, o PCB declarou que aquela era uma luta entre o imperialismo inglês e o norte-americano, e que os comunistas não tinham nada a ver com ela. Prestes tentava uma aproximação com o partido comunista e renegava a sua atuação na coluna.

Apesar de discordar dos rumos da Revolução de 30, Prestes desde a coluna torna-se um verdadeiro mito nacional, o “Cavaleiro da Esperança”. Após as tentativas, em Agosto de 1934 Prestes é admitido membro do PCB. A volta do exílio na Argentina para o Brasil, fez com que Prestes prepara-se uma nova luta revolucionária no Brasil.

Os levantes de Novembro de 35 estavam sendo arquitetados por Prestes desde a sua viagem a Moscou. Sob ordens de Moscou, ainda que há controvérsias na historiografia hoje, e a tradição de luta armada na sociedade brasileira e os traços do tenentismo foram essenciais para a eclosão do movimento revolucionário no Brasil Imagens de preste em moscou.

A fundação da ANL (Aliança Nacional Libertadora), em 30 de março de 35, teve como liderança máxima Luís Carlos Prestes que teve consequências importantes para a organização. Era uma associação constituída de aderentes individuais e coletivos, com a finalidade de defender a liberdade e a Emancipação Nacional e Social do Brasil.
A questão do poder era o ponto de diferenciação entre os tenentes e os comunistas, enquanto os comunistas propunham a tomada do poder por um governo popular, os tenentes não tinham a percepção de tomar o poder pela luta popular, e sim uma  luta em prol da moralidade pública e dos bons costumes. Depoimentos da avaliação do movimento feito hoje e que estão no filme.

Os Levantes comunistas em diversos quartéis em novembro de 35, tinham como um objetivo comum a luta armada. A intenção de Prestes é reviver a coluna, segundo Vianna os levantes não possuíam um viés partidário e nem sobre o comando da IC. O movimento não teve planejamento, e nem muito menos organização. Os comunistas que deflagraram a revolução criaram um Comitê Revolucionário para dirigir as ações do movimento e esperava que o Brasil aderisse a revolução socialista no Brasil. O filme tem imagens de jornais da época, sobre o movimento de quartel em Natal e fotos da agitação dos tenentes nos quartéis.

Segundo Vianna, a insurreição de novembro de 35 seguia uma tradição de luta armada que vinham ocorrendo no Brasil desde 1922.  O lema do movimento Pão, Terra e Liberdade não tinham raízes no comunismo, lutava pela reforma agrária e pela democracia denunciando a exploração do Brasil pelo capitalismo internacional.
A Intentona Comunista foi uma derrota ao projeto político do comunismo no Brasil, e uma série de sucessivos golpes contra o PCB. As pressões contra os participantes do movimento foram truculentas em relação ao estado varguista. A prisão de Luís Carlos Prestes e Olga Benário encerra a saga dos tenentes na vida política do país.
O filme tem imagens e reportagens de época sobre os integrantes do movimento comunista de 35, possui também imagens da casa onde Olga e Prestes viveram no bairro Meier, em 1936, quando foram capturados pelo governo Vargas. O depoimento de ex-detenta Beatriz Riff, sobre as memórias da prisão com Prestes, as canções revolucionarias com versão da cidade maravilhosa “praia maravilhosa, cheia de balas mil, vermelha e radiosa sentinela do Brasil”.O filme mostra imagens familiares (Olga, Anita, Dona Leocádia).


 O Golpe de 37 – Estado Novo – Queremismo.


A subversão comunista foi o pretexto para o golpe. O governo divulgou a descoberta do Plano Cohen, um suposto plano atribuído aos comunistas para tomar o poder no Brasil e eliminar os políticos, chefes e juízes. O plano era falso, mas serviu para justificar o endurecimento da repressão aos opositores do regime Vargas. Na manhã no dia 10 de novembro de 1937 foi decretado o Estado Novo.
   

A DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) foi utilizada pelo governo para fazer a montagem da propaganda oficial e difundir a ideologia do novo regime diante das camadas sociais.  Em 1937, quando se tenta fazer uma repressão a Intentona Comunista o governo faz um sistema articulado de “educação mental, moral e higiênica” que integra a necessidade de associar o rádio, o cinema e esportes. Em vários estados o DIP estava subordinado ao Rio de Janeiro, como um fator de modernidade, que tinha como característica os princípios de eficácia e racionalidade. O filme mostra imagens de propaganda do DIP.
Os pilares que sustentava o Estado Novo eram a organização da propaganda e a repressão, segundo o filme. Houve no período de 1937-1945 prisões, torturas, exílios e censura que atingiram tanto considerados como subversivos (comunistas, anarquistas e socialistas) como os opositores liberais do regime.
È necessário lembrar que foi no seu governo [Vargas] que o Brasil entra na guerra do nazifascismo, em uma aliança da qual participou a União Soviética e, no final de sua gestão, também houve anistia e a legalização do PCB. Mais ainda: para os comunistas, os inimigos políticos de Vargas reunidos na UDN representavam o que havia de mais atrasado na sociedade brasileira.
  
        

 Fim do Estado Novo – Os Populismos – Moderação do PCB.

O populismo foi um dos componentes políticos mais marcantes da vida política nacional nos anos 40, 50 e 60, do século XX, até ser solapado com o golpe militar em 1964. Criou uma marca e um estilo de governo e estabeleceu mitos na política nacional no país. Quando do processo de abertura política no Brasil pós 1945, o Estado passou a ser visto como “o grande solucionador” de problemas no país.

Com o final do Estado Novo e a anistia aos presos políticos, os trinta anos de prisão de Prestes se resumem a nove. Prestes é nomeado secretário-geral do Partido Comunista do Brasil, segundo o filme. O final da Segunda Guerra Mundial revela uma era de conciliações, prepara-se a constituinte de 46. O filme mostra imagens e cenas do comício de Prestes em São Paulo, no Pacaembu que tem a presença de Pablo Neruda. Prestes surpreende o país com uma aliança com Getúlio Vargas. O filme tem imagens de Prestes em um comício com Getúlio Vargas.

O PCB na legalidade agora, estreia nas urnas com a Constituinte de 46. A marcha pela democracia estava enraizada na figura e do mito político de Prestes. O partido comunista consegue eleger 14 deputados e Luís Carlos Prestes como senador; o que representa o voto de aproximadamente 12% do eleitorado brasileiro, sendo que em algumas cidades do Rio de Janeiro, tal cifra chega a 20%, segundo Del Priore. O filme mostra imagens do PCB na legalidade, e o encontro de Prestes com Anita.


No ano de 1947, o registro do PCB é cassado. O sucessor de Vargas, o general Eurico Gaspar Dutra cerca o fecho contra os comunistas e 55 dirigentes do partido comunistas são eliminados durante o período da Guerra Fria em uma aliança direta do Brasil ao EUA.O filme tem imagens do jornal de cassação dos comunistas.


A direção do PCB transforma Prestes clandestino em seu próprio partido, segundo o filme ele era prisioneiro da executiva do partido. O PCB na ilegalidade lança em 1950 o manifesto de Agosto, um manifesto bastante esquerdista que chamava o povo para a luta armada. Foi algo prejudicial ao PCB que isolou o partido das grandes massas populares por causa de algumas regras impostas aos militantes comunistas. O filme mostra imagens do panfleto lançado pelos comunistas e a avaliação de preste sobre este momento.

No segundo mandato de Vargas, em 1950, consolida-se uma política  combinando nacionalismo com industrialização: ocorreu criação da Petrobrás (o Estado possuía o monopólio sobre a produção de petróleo) e estatizou a Eletrobrás. E teve como opositores ao regime Carlos Lacerda e os comunistas. Diante das pressões política, colocado entre a renúncia e a morte Getúlio suicida-se em Agosto de 1954. Durante a década de 50 Prestes vive na ilegalidade. O filme possui imagens dos opositores ao governo Vargas e imagens da comoção popular com a morte de Getúlio Vargas.

O sucessor de Vargas, Juscelino era herdeiro da política varguista mostrou-se seguidor do populismo. Sustentou seu discurso modernizante em promessa de rápido progresso nacional: “50 anos em 5”, prometia o presidente, que alinhavou seu organograma de governo no famoso Plano de Metas. JK estabeleceu um modelo de desenvolvimento baseado no nacional desenvolvimentismo. O filme tem imagens da posse de Juscelino e da inauguração da nova capital do Brasil, Brasília e a posição acertada com os comunista e o governo JK.


    
O Estado continuou agindo como grande empresário da economia nacional (como nos tempos de Vargas), ampliando setores importantes da indústria nacional. Alterou os rumos da economia nacional (antes concentrados nos bens de capital para o de bens de consumo duráveis, dando ênfase na indústria automobilística, implantando um grande pólo na região do ABC paulista).

No âmbito comunista durante a abertura do XX Congresso da PCUS sobre o comandado do Kruschev trouxe fazendo uma autocrítica em relação ao comunismo, obriga Prestes a realinhar o PCB sob os novos rumos do Partido Comunista que fazia severas críticas ao culto da personalidade na figura do Stálin, foi um abalo para os comunistas que viam no Stálin a base da luta revolucionária. O filme mostra cenas do congresso.
  


Prestes é um cidadão comum, pois foi suspensa a sua prisão preventiva. Em 10 anos de clandestinidade, com dificuldade de se conhecer o que acontecia dentro do PCB e do país. O governo JK concedeu de certa forma alguma “trégua” aos comunistas, desde que estes não perturbassem a ordem pública. 

O projeto político de nova república (1958/60), comandado pelo PCB desencadeava uma nova revolução brasileira, que estava organizada em uma organização das lutas e da intervenção política momentânea, segundo José Segatto.

O governo Jânio Quadros era outro herdeiro do populismo varguista. E ele ao mesmo tempo uma figura carismática e polêmica. Restringiu o crédito e congelou os salários. Entretanto, ficou mais conhecido pelas suas diretrizes “saneadoras e moralizadoras” com ações cômicas: proibiu as brigas de galo, as corridas de cavalo nos dias úteis e o uso de biquínis nas praias. O filme tem cenas da posse de Jânio Quadros e a proibição do biquíni de duas peças em Ipanema.

A política externa foi outra área polêmica de seu governo, pois adotou uma posição independente, que não levava em conta orientações ideológicas: condecorou o ministro da Economia de Cuba, Ernesto Che Guevara com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul. O filme tem cenas de Jânio sacudindo maracas em Havana com revolucionários cubanos. Fidel Castro. Tal postura produziu grande impacto, uma vez que o mundo se encontrava em plena Guerra Fria, e antes o Brasil sempre se manteve alinhado com o bloco liderado pelos Estados Unidos. Em 25 de agosto de 1961 renunciou ao cargo de presidente da República. O filme mostra o jornal da época com a matéria “Jânio renunciou”.

O Governo João Goulart transcorreu sob um clima de tensão. A crise institucional na política brasileira faz com que ocorresse a divisão de poderes entre João Goulart e Tancredo Neves meio parlamentarismo e meio presidencialismo. O filme mostra a reportagem da Tv Tupi, após o plebiscito onde o  presidencialismo vence o parlamentarismo e imagens do presidente João Goulart. O perfil do governo Jango (como era chamado) ocorreu dentro de uma perspectiva em que o Estado buscava ampliar suas bases de apoio estendendo-a ao campo brasileiro, aos trabalhadores rurais.
Os eixos mais polêmicos do governo Jango foram as Reformas de Base, com as quais o governo pretendia dinamizar o capitalismo no campo e estender os benefícios da política trabalhista para os camponeses. Aliou esta proposta a um projeto de reforma agrária que causou forte preocupação entre as elites nacionais que, no mínimo, precipitaram o golpe que mergulhou o país na ditadura militar em 31 de março de 1964.

O processo renovador da esquerda no Brasil proposta pelo PCB vem reviver o ânimos dos partidos de esquerda e tornar uma solução para os problemas sócio-econômicos do Brasil. Articulando-se com a sociedade civil e política, o movimento pecebista ganhará espaço dentro dos estudantes. Realizando estratégias políticas de caráter nacionalista e anti-imperialista. O PCB ganha destaque no cenário nacional neste período.
As “reformas de base” seriam o elemento central da revolução proposta pelo PCB, pois o Estado seria o defensor dos direitos sociais, dos interesses nacionais e do desenvolvimento econômico. A instalação de um governo nacionalista e democrático seria o início de uma revolução socialista brasileira.

    O golpe de 64 – Repressão e Tortura - Comunistas na ilegalidade.

         A burguesia brasileira que estava com certo receio da classe operária, que vinha obtendo grandes vitórias e aumentos salariais, segundo depoimento de Prestes. Com uma crescente inflação e a situação econômica em estancamento e retrocesso, os militares aproveitando toda essa situação com o dinheiro norte-americano prepararam o golpe militar de 64.
         
                     
        


                                 
         Segundo depoimento de Prestes, todos nós fomos derrotados em 64, o partido comunista, o movimento nacionalista democrático e a classe operária. A classe operária sofreu a pior derrota que é a derrota sem luta. Após o golpe de 64, foram encontrados grandes quantidades de documentos comunistas na casa de Prestes. Prestes é acusado de ser um descuidado arquivista do Partido Comunista e de subestimar a capacidade de resistência de Jango aos militares.
A esquerda faz uma leitura equivocada do momento político pós-64 e cede o golpe.  Prestes é o comunista mais procurado do país. O PCB tinha como bandeira de luta a via pacífica para combater a ditadura, enquanto as “novas esquerdas” viam na luta armada uma forma de combater o golpe. Essa ideia surgira do fracasso de 64 e do sucesso que fora a Revolução Cubana pela luta armada.




                 
  
  
 Com a institucionalização do AI-5, jovens militantes utilizam a luta armada como defesa contra a ditadura. Sequestros, torturas, assaltos a banco, repressão são cenas da história política brasileira. As organizações revolucionárias foram dizimadas pelo regime militar, algumas pessoas foram para o exílio ou foram mortas. Em meio a euforia da  copa do mundo de 70, Prestes foge do país. O filme mostra imagens de comunistas procurados,cenas de repressão a jovens pelo regime militar, a foto do assassinato de  Mariguela, a copa do mundo de 68 e de presidentes militares (Costa e Silva e Médici).

·        Anistia – O exílio da URSS – Rompimento com o PCB – Eleições de 89.
         Prestes se refugia na União Soviética de 1971 até a Anistia em 1979. A unanimidade entorno de Prestes começa a ser questionada dentro do PCB. A crise interna do Partido e a difícil missão de comandar uma numerosa família. Começa a luta pela anistia na União Soviética, em 1978, em favor da democracia na América Latina. Luís Carlos Prestes, de code-nome “o velho” pode reunir a família junto em Moscou. O filme mostra imagens de Prestes em Moscou e cenas da cidade de Moscou em 1978.
          
Com o fim do Milagre Econômico, as portas para os exilados voltarem ao Brasil são abertas. A anistia em 1979 permite a volta de Prestes ao Brasil. O regime militar pressionado pela opinião começa o início de um amplo processo de abertura política. Em conflito aberto com o comitê central do partido, Prestes resolve se desligar do PCB que comandava o cargo de secretário-geral há 35 anos. Com imagens da volta de exilados políticos, e de seu discurso no ABC paulista em 1978.

               
         Com o seu desligamento, mas sempre em busca do se tornar realidade o sonho socialista, o velho, participa das eleições de 89 subindo em vários palanques para pedir apoio a candidatos comunista, participa do comício de Lula. O filme tem cenas do comício.



Bibliografia
DEL PRIORE, Mary & VENANCIO, Renato. Uma breve História do Brasil. – São Paulo: Editora Planeta do Brasil, 2010.
FERREIRA, Marieta. “A crise dos anos 20 e a Revolução de 30”, In: FERREIRA, Jorge,DELGADO, Lucília de Almeida Neves (Orgs). O tempo do liberalismo excludente. v 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
VIANNA, Marly. Revolucionários de 35: sonhos e realidade – São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
VIANNA,Marly. O PCB, a ANL e as insurreições de novembro de 1935, In: FERREIRA, Jorge,DELGADO, Lucília de Almeida Neves (Orgs). O tempo do nacional-estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado novo. v 2. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007
VIANA, Marly de Almeida Gomes. O PCB:1929-43. In: FERREIRA, Jorge,DELGADO, Lucília de Almeida Neves (Orgs). O tempo do nacional-estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado novo. v 1. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007. 

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