quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cine História: o filme nas aulas de História.


A Revista Brasileira de História, na sessão Cine-História oferece importantes filmes, documentários, curta-metragens que o professor pode utilzar nas aulas de História estimulando os seus alunos a se interessar pela disciplina.
 
O curta-metragem 'Fantastic Flying Books' é uma ótima ferramenta para estimular jovens a se interessarem pela leitura, escrita e História. Animação narra a trajetória de um homem que vê seu mundo de livros e palavras ser levado por um furacão. 
Contemplemos a geração Z: crianças que possuem uma enorme facilidade com as novas tecnologias –cada vez mais velozes. Classificamos como membros desta geração, todos os nascidos a partir de 1993, na sociedade capitalista Ocidental –pessoas que vieram ao mundo jáinseridas no contexto da globalização e da internet. Antes dela, estudiosos da Sociologia jáhaviam classificado outras, como a primeira de todas –a dos Baby Boomers, uma denominação usada para chamar os nascidos imediatamente após a Segunda Guerra, quando a taxa de mortalidade estacionou e a de natalidade aumentou bastante, na euforia dos tempos de paz.
Voltando aos jovens do pós-93, ou nativos digitais, é inegável admitir que eles tenham uma relação diferenciada com a tecnologia daquela vivenciada por seus pais e avós. A internet é cada vez mais rápida, os computadores são cada vez mais potentes, alguns aparelhos permitem que ao toque de um dedo um mundo se desvele. Não há tempo para meditar. Estamos diante da geração do “agora”e do “mais rápido”. Para grande parte destes jovens, todo e qualquer conhecimento que requeira deles longos caminhos e que não lhes forneça respostas imediatas corre o risco de perder com facilidade o sabor.
O conhecimento histórico, por exemplo, tornou-se, em muitos casos, enfadonho. Talvez porque seja transmitido em uma linguagem tão distinta da realidade destes jovens que muitas vezes fica complicado para que eles lidem com facilidade com dois ritmos divergentes.
Recentemente, revelou-se para mim uma possibilidade de encontro entre os ritmos, a partir justamente do cruzamento entre cinema e outras tecnologias, como aplicativos para tabuletas eletrônicas (ou tablets).



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