segunda-feira, 16 de abril de 2012

Linguagem Cinematográfica - "O Velho".




Argumento:
O documentário O Velho que conta a trajetória de Luís Carlos prestes, e tem aproximadamente duas horas de duração 105 minutos, seu diretor foi Toni Venturi, o filme é dividido em três tópicos, a primeira parte, que conta como foi sua infância, sua vida nos movimentos tenentistas, seu romance como Olga Benário e como foi o fracassado golpe de 1935, depois há outro tópico chamado, a esperança que mostra como foi os anos de legalidade do partido comunista do Brasil, como foram as manobras utilizadas para colocá-los na ilegalidade, e os momentos que antecederam o golpe militar de 1964. O tópico a sombra que retrata como foram os anos de clandestinidade, que Prestes enfrentou no momento em que era perseguido pelo regime militar, até a ida para o exílio na união soviética, e por fim tem o tópico os últimos dias, no qual o é descrito os últimos anos do da vida de prestes no exílio, e como foi a volta de prestes para o Brasil. O filme termina com imagens do fim dos anos 80. Prestes morre em 1990 e sua morte é pensada, no filme como um ícone do comunismo no Brasil.

Cena:
O filme documentário é divido em seis partes: A Inocência, A coragem, A Esperança, A sombra, A maturidade e o resto dos anos, em que a trajetória política de Luís Carlos Prestes é apresentada ao público cruzando-se com a História política do Brasil.

Sequências:
As sequências do filme, abrange o período de ascensão e queda do comunismo (1917-1989), demonstrando como Prestes consagrou-se como um símbolo do comunismo no Brasil.

Personagens:
         O documentário o velho é sem duvida um documento histórico em áudio-visual. Nele podemos, ver depoimentos de Prestes, reportagens de épocas, a fala e comentário de especialistas e ex-militantes, alem de familiares que falavam do , como eles o chamavam de forma mais intima apresentando seu lado mais familiar desse que foi um dos grandes personagens da historia brasileira; esse filme ajuda a compreender as várias forças políticas ideológicas e sociais, que estiveram em conflito no país durante o século XX, assim podemos encontra nessa produção uma variedade de informações que além de gerar fascínio, desperta a curiosidade de estudar conhecer, e saber mais sobre o comunismo e sua história no Brasil.

Foco Narrativo:
O filme documentário possui dos tipos de vozes: in, desenvolvida por um personagem e off, quando a história é contada por um narrador. O centro da narrativa são as memórias de Prestes que dialoga com as memórias de seus contemporâneos, de prisão, de exílio, de partido clandestino e seus familiares. A narrativa memorialística é entrecortada com imagens da época, com imagens de documentos escritos, de jornais, de mapas, de imagens de propagandas radiofônicas e televisivas que dialogam com as memórias de Luís Carlos Prestes compondo uma narrativa histórica da República no Brasil a partir dos movimentos sociais e da leitura que comunistas e membros de oposição aos governos brasileiros.

Focalização:
O uso das imagens como representação do fato é presente no filme “o velho”, demonstrando qual o seu objetivo em determinado período da História tem ligação com a trajetória de Prestes. O argumento central do filme é que Luís Carlos Prestes participou das lutas democráticas do povo brasileiro e junto com o PCB lutou pela democracia no Brasil.

Linguagens /  Narrativa:
         O filme trabalha diversas linguagens imagéticas (fotos, filmes de época, pinturas, esculturas, estatuas), linguagens sonoras (sons, tiroteios, musicas de época, músicas de campnhas eleitorais), linguagem escrita (cartas, panfletos,manifestos, jornais, mapas, faixas, cartazes), linguagem literária (poemas, mito do Prestes como Cavaleiro da Esperança), linguagem cinematográfica (jardins, futebol, relação família  e Prestes), linguagem memorialística (família, mulher, ex- detentos,membro do Partido Comunista, pessoas que viveram no período da ditadura militar), linguagem historiográfica (historiadores, como: Jacob Gorender, Yuri Prestes, Marly Vianna e Dulce Pandolfi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário